Quem Somos


A OSII (Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga), também presente em Ilhéus, foi inaugurada pelo regente e arranjador Antônio Bispo, em 03 de maio de 2004 através do apoio, por doações de instrumentos ou recursos financeiros, de organizações estrangeiras (IPCI, Comunart, Water Violets Bows, etc.) e nacionais (Horst John Brasil, Arcos Marco Raposo, Instituto Preservarte etc.) envolvidas com a conservação do Pau-Brasil e/ou com a música clássica.

APOIO:

Site: http://www.ceplac.gov.br/
A orquestra começou em Ibirapitanga com o apoio da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), que até hoje cede o espaço conhecido como “Escritório da CEPLAC” para a realização de ensaios e libera Antônio (desenhista botânico da CEPLAC) nas tardes de Segundas e Terças para ensinar em Itabuna.
 


Em 2007 a orquestra encontrou em Itabuna, na instituição filantrópica CISO (Centro de Integração Social) um novo local de ensaio, sendo inicialmente o auditório (2007 – 2013) e desde então, uma sala no prédio da piscina do CISO.
 
  

Em 2010 com a ajuda do atual spalla e professor da orquestra Jorge Lopes, a OSII recebeu o apoio do IEBC (Instituto Emília de Brito Correia), de Ilhéus, onde se juntou a um conjunto de violinos e a um coral da Igreja Católica (no Centro de Formação Teresiano).


  

PARCEIROS:

Site: http://www.neojiba.org/br/
Desde 2012, passamos a fazer parte da Rede de Projetos Orquestrais do programa governamental localizado em Salvador, conhecido como NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), tendo entre os objetivos, qualificar e formar músicos de orquestra. Sendo assim, podemos contar com o apoio pedagógico e organizacional, bem como realizar intercâmbio para aprimorar nossa atividade.
Já em 2013, a orquestra passou a receber o apoio de captação de recursos da instituição não governamental Floresta Viva, sediada em ilhéus, cujo principal foco é promover o equilíbrio entre a sociedade e a natureza, e colaborar com a orquestra no que for possível.





VOLUNTÁRIOS:
  • Genésio e esposa (pais de ex-aluna de Ibirapitanga), acolhem e oferecem o suporte para Bispo se alimentar e descançar quando viaja para Ibirapitanga.
  • Moacyr Vianna, o empresário, ex-político, engenheiro ambiental e experte em marketing digital tem colaborado enventualmente com o projeto oferecendo apoio como a revisão de documentos.
  • Josias (da secretaria do Ciso), realiza as inscrições dos integrantes e guarda documentos como lista de frequencia e ficha de inscrição.
  • Marlí, Demtétrius, Robélio entre outros, as vezes dão sugestões a Bispo para a condução do projeto.

OSII

Assim, com o objetivo de formar cidadãos, a OSII continua gratuitamente a disponibilizar instrumento, material didático, realizar manutenções e dar iniciação musical. Além de, é claro, realizar apresentações, e atingir um número cada vez maior de pessoas, consequentemente isso fortalece o trabalho, que vem democratizando a música orquestral, realizando sonhos e encantado o público da região. 
ORQUESTRA SINFÔNICA DE ITABUNA E IBIRAPITANGA (OSII),
também presente em Ilhéus com coral e cordas.
PARA TODAS AS GERAÇÕES
osii-ba.blogspot.com

2 comentários:

  1. Estamos em SPALLA e MONITORES da orquestra no momento. Estamos trabalhando para formar essas duas funções. Obrigado pela paciência.
    Antonio Bispo - instrutor regente do projeto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir