Dúvidas Frequentes


Qual o foco da orquestra? É uma escola de música? 
O projeto não é uma escola de música, ou seja, não se satisfaz apenas em ensinar música. 
Nosso foco principal é investir na pessoa inscrita, para formar um grupo de músicos com qualidade e quantidade, que tenham o compromisso de colaborar com o conjunto, participando e desenvolvendo-se musicalmente e socialmente através da integração entre os colegas e da música orquestral. Consequentemente, crescemos e divulgamos nosso trabalho, nosso nome e o nome das cidades no qual fazemos parte para o Brasil e para o mundo, contribuindo para um mundo mais confortável e feliz.
Exigimos dedicação pessoal dos(as) alunos(as) para que a música não seja apenas um passatempo, pois, o palco, os instrumentos e público existem especialmente para ele. Assim será possível que todos se desenvolvam adequadamente bem e despertaremos ainda mais a atenção dos apoiadores estrangeiros e nacionais que já temos, e que esperam o nosso preparo para nos beneficiarem com: bolsa de estudo, viagens, etc.
Além disso, os estudantes terão a oportunidade de assumir algumas funções dentro do projeto para colaborar com a manutenção organizacional do projeto seja através da monitoria, fiscalização, reuniões, ensino, ou fazendo outras atividades.
O que é de graça?
A orquestra oferece gratuitamente para o(a) inscrito(a): A participação no projeto (aprendizagem musical e apresentações); Uma blusa (para as apresentações); As partituras; O instrumento e a sua manutenção.
Até que tenhamos os recursos financeiros necessários, o(a) aluno(a) terá que, custear: Pasta e cadernos de música; Lápis, borracha e caneta; Transporte para a aula/ensaio; Água e alimentação.

Histórico 

Onde a orquestra já realizou apresentações? 
Entre as cidades em que já tocamos estão:
Na Bahia:  Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, Almadina e Uruçuca; No Espírito Santo: Aracruz.
Outros locais em Itabuna:
Shopping Jequitibá; Igreja Teosópolis e Catedral São José; Auditório do Centro Espírita de Itabuna (CEI); Asilo São Francisco; Palace Hotel; Centro de Cultura de Ilhéus; Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Ilhéus também; Colégio Estadual Sesquicenteário (CES/CISO) e Escola Georgia; Praças: Camacã, José Bastos e Olinto Leone; Prefeitura de Itabuna; USEMI etc.
Também tocamos para:
Tv Cabrália; Tv Santa Cruz; TV Itabuna; Jornal Agora; Documentário: A Árvore da Música; Reportagem para uma rádio francesa; Duas vezes para os(as) mantenedores(as) da orquestra (estrageiros).
Qual o repertório?
Nosso repertório varia basicamente entre versões instrumentais, ou músicas com voz, cantada pelo coral, sendo músicas populares brasileiras ou internacionais, assim como algumas músicas de orquestra.

Direitos e Deveres

OBS: Aqui estão apresentadas alguns dos direitos e deveres.
Quais deveres o(a) inscrito(a) tem que cumprir com a orquestra?
- Frequentar aulas, ensaios, reuniões e apresentações regularmente
- Justificar falta
- Levar o material, a menos que não seja exigido
- Não causar problemas, nem prejuízo material
- Comportar-se respeitosamente
- Colaborar com a orquestra
- Se empenhar o quanto necessário
Quando o(a) inscrito(a) estará sujeito à expulsão?
Quando não se mostrar disposto(a) para cumprir com as obrigações citadas anteriormente.
Posso participar de outros grupos musicais?
Sim, desde que não comprometa a participação na OSII.

Participação

É muito difícil tocar, cantar ou ler partitura?
Um iniciante na vida musical deve se desenvolver progressivamente. Todos possuem maior facilidade ou dificuldade, além disso, quem conhece um pouco sobre música, pode ter um empenho um pouco melhor.
No entanto, a dificuldade vai depender da força de vontade em conjunto ou individual por parte do(a) inscrito(a). É aqui que entra a parte da formação de cidadão, pois a orquestra deve oferecer os meios para que o(a) aluno(a) se supere. Essa superação lhe servirá de inspiração para a vida em sociedade.
É certo que uns possuem maior facilidade ou dificuldade do que outros, ou quem conhece um pouco sobre música tem um empenho um pouco melhor, mas todos desse desenvolvem progressivamente.
Acreditamos que a dificuldade vai depender da força de vontade, que pode o interessado demonstra individualmente ou quanto está no conjunto. É aqui que entra a parte da formação de cidadão, pois a orquestra deve oferecer os meios para que o(a) aluno(a) se supere. Essa superação lhe servirá de inspiração para a vida em sociedade.
Existem vagas para violão, ou outros instrumentos?
Também ensinamos e temos um violão, um baixo elétrico e um ukulele. Se o(a) interessado(a) em participar tiver algum instrumento do qual queira participar, basta entrar em contato para saber sobre as vagas.
Vale lembrar que o nosso foco musical é de orquestra (repertório, instrumentos, uso de partituras etc), portanto, não temos a pretensão de fugir dessa estrutura (se tornar como uma escola de música, fanfarra ou banda). Ou seja, o que for ensinado sobre os outros instrumentos estará associado ao foco de orquestra.
Entre outros naipes que pretendemos desenvolver, estão: instrumentos metais, percussão e teclas. Porém, ainda não há previsão para iniciarmos esse projeto.
Qual o limite de idade para participar do projeto?
O slogan da Orquestra Sinfônica de Itabuna e Ibirapitanga é: Para todas as gerações. Isso significa que, tocamos gostos musicais e para públicos de diferentes gerações, além disso, apesar de haver preferência por adolescentes e jovens, pessoas de qualquer idade podem participar do projeto desde que haja basicamente o comprometimento e o empenho.
O inscrito pode participar da orquestra por quanto tempo?
Não há um prazo determinante para a saída do(a) aluno(a). Seu desenvolvimento e compromisso são o que vão determinar, exceto em caso de intervenção da liderança ou expulsões.
Quando as vagas são abertas?
As vagas são destinadas para quem puder participar com seriedade, sejam moradores de Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna ou de outras cidades. Independente das ideologias, classe social, etnias do interessado, os interessados em participar da orquestra podem se inscrever durante qualquer período do ano. Se houverem mais interessados do que vagas, os que demonstrarem maior interesse ou comprometimento serão admitidos.
Como me inscrevo?
Basta comparecer a uma de nossas unidades (mais informações na aba contato, no blog), com alguns documentos de identificação em mãos.

Faltas

O que acontece quando surge um evento para apresentação?
A orquestra está presente em três cidades e geralmente é convidada para apresentar em uma dessas três, mas quando o local da apresentação não é em nenhuma dessas cidades, todos os integrantes músicos ou alguns selecionados viajam até o local para se apresentar, sempre com a presença do regente Antônio Bispo.
Caso os integrantes do projeto tenham outras obrigações como trabalho, colégio, faculdade, entre outras, bem como para o(s) responsável(is) pelo(a) integrante menor de idade, a orquestra irá emitir um documento pedindo sua a liberação para ir à apresentação em questão e se necessário, para os últimos ensaios antes da apresentação.
Ensaios extras? 
Em datas próximas a da apresentação, ou durante feriados muito prolongados podemos realizar aulas/ensaios extras, ou eventualmente em dias que não costumam ter ensaio.
Quando chegamos na data da apresentação, costumamos reunir os(as) integrantes no local dos ensaios com muita antecedência para esperar pelos os membros das outras cidades (se for o caso), enquanto repassamos alguma música do repertório de apresentação pela última vez até a chegada do transporte, para que assim, possamos seguir para o local da apresentação.
Se um(a) ou mais alunos(as) forem convidados(as) para tocar em uma apresentação (remunerada ou não), eles(as) pode(m) faltar na orquestra?
O aluno tem a liberdade para usar o instrumento em outras atividades que tenha interesse, desde que não coloque em risco a própria vida ou o instrumento.
Sobre a liberação de faltar as apresentações da orquestra, há exceções. A liberação vai depender do caso, da importância da apresentação que a orquestra terá que fazer, ou mesmo do papel do aluno na orquestra.
A orquestra não se responsabiliza sobre a consulta do(a) integrante no evento do qual for participar, a menos que este esteja em nome da orquestra.



ORQUESTRA SINFÔNICA DE ITABUNA E IBIRAPITANGA (OSII),
também presente em Ilhéus com coral e cordas.
PARA TODAS AS GERAÇÕES
osii-ba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário